Sobre o I.C.C.

 

Instituto Cristovão Colombo – ICC, fundado em 1895 pelo Missionário Scalabriniano, Padre José Marchetti, tem como objetivo assegurar às crianças o direito a saúde, educação, alimentação, lazer e a preservação da vida. O ICC atua segundo as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e trabalha em parceria com a Família no processo educativo e formativo da criança.

O ICC é uma entidade sem fins lucrativos, mantida por recursos próprios e por doações.

O Instituto Cristovão Colombo oferece às crianças acolhidas:

SAÚDE:

Cuidamos da saúde em convênio com o “Projeto Alegria” da Clínica Infantil do Ipiranga e dispomos de gabinete dentário no próprio ICC.

ALIMENTAÇÃO:

Aqui, as crianças têm 5 refeições diárias, com todos nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

LAZER:

No ICC, a crianças pode ser criança. Temos amplos espaços para atividades educativas, brincadeiras e prática de esportes.

VALORES:

A criança aprende no ICC: o respeito ao próximo, o exercício da cidadania, valores éticos e religiosos. Tudo isso proporcionado pelo trabalho de profissionais capacitados.

 ICC MANTEM PARCERIAS COM:

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e com a  Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.

 

Também dispomos de Biblioteca, sala de Informática e diversas oficinas, como artesanato, comunicação, horta, reciclagem, iniciação esportiva pintura e muito mais!

Ex- Alunos

Esta página é dedicada à você, ex-aluno. Desde 1895, milhares de pessoas passaram pelo Instituto Cristovão Colombo – ICC. Alguns ficaram por pouco tempo, outros permaneceram por alguns anos, mas todos têm algo para recordar. E são essas lembranças que queremos resgatar. Deixe no espaço abaixo suas memórias, o que lhe marcou, das pessoas que …

Ver página »

34 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. wesley

    nossa olhando essas fotos
    eu voltei oas meus tempos de
    crianca onde tudo era mais facil
    e mais gostoso sinto muita falta
    vcs não sabe o quanto qualquer
    dia irei visitalos mais ima vez…

  2. Isaias Alves

    Faço as minhas palavras, a do colega acima. Êpoca maravilhosa, dias em que muito aprendemos, por muitos brincamos, e demos muito trabalho a nossos instrutores também, a qual chamavamos carinhosamente de “tio”. Ver essas fotos é voltar ao passado e ver como tudo era gostoso. O I.C.C marcou a vida te todos que por ali passaram, e por muitos que irão de passar.

  3. Ana Laura Vieira da Conceição

    A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida.
    Uma vida sem amigos é como viver numa ilha deserta, sem água, sem alimentos, sem luz.
    Um verdadeiro amigo é alguém capaz de tocar teu coração desde o outro lado do mundo.
    Um verdadeiro amigo é alguém que te conhece tal como és, compreende onde tens estado, acompanha-te em teus lucros e teus fracassos, celebra tuas alegrias, compartilha tua dor e jamais te julga por teus erros.
    Quem descubra a verdadeira amizade, encontra-se com um tesouro.
    Que é um amigo? É um único alma que vive em dois corpos.
    A melhor forma de destruir a seu inimigo é converter-lhe em seu amigo.
    O melhor espelho é um velho amigo.
    A amizade duplica nossas alegrias e divide nossa tristeza.
    Se planta uma semente de amizade, recolherá um ramo de felicidade.
    Enquanto se tenha ao menos um amigo, ninguém é inútil.
    Uma resposta honesta é sinal de uma amizade verdadeira.
    É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo.

    Foi tudo isso que eu aprendi ai

  4. marta maria maia da fonseca

    eu sou a mae da giullia 151 e o primeiro ano que ela esta la mais eu adoro la por que deus existe mesmo por que aquelas criancas estao la e nao falta nada para elas tem mais do que uma escola particular eu so tenho a agradescer a deus e a u padre carlos que ate o material das ferias ele sedeu para as criancas obrigado padre carlos por vc existir e os seus funcionarios en especial para a simone que e uma otima pro bjs marta

  5. aline

    eu ainda sou do i.c.c. gosto muito dos cuidados que tenho no i.c.c. bjs para todos os monitores(a) bjs para todas as professoras eu gosto de vcs monitores(a)e professores(a)

  6. fernanda

    é meu primeiro ano no icc eu eu adoro essa escola eu adoro o tio cleo eu gosto de todos os meus colegas um grande bj para todos de fernanda 198

  7. Antônio Ierárdi Neto

    Estive no orfanato, que depois passou a instituto, durante 4 anos, de 1953 a 1956.Lembro-me dos padres Izidoro, diretor, Antônio, Pedro e os irmãos Leão e Francisco.
    Meu número era 128. Ainda havia o campo de futebol e a Igreja estava acabando de ser reformada, após a construção do prédio novo.Fiquei um ano,1956, ajudando o seu Chico na sapataria e fábrica de velas…Gostaria de rever a casa…Dêem-me informações sobre o melhor dia e hora para a visita…Obrigado

  8. Antônio Ierárdi Neto

    Meu e-mail para contato:

    ierardisp@ig.com.br

    Obrigado!

  9. lusia donisete

    Boa tarde, fui aluna interna do ICC da rua do orfanato por 6 anos, mas já faz muito tempo, dos meus 7 aos 12 anos, hj estou com 41. Gostaria de saber como posso fazer doações de roupas e brinquedos.

  10. Comunick ICC

    Olá Lusia.
    Hoje o ICC da Vila Prudente chama-se Casa Madre Assunta. O endereço de lá é: Rua Orfanato, 883 São Paulo, 03131-010 – (0xx)11 2061-4843

  11. cyllia

    Caramba que saudades, estudei no ICC da Vila Prudente no período de 1971 até 1976, lembro das professoras Vnada, Cristina, Luzia e do motorista da perua escolar o sr Rafael, seria bom poder encontrar as meninas com quem estudei.

  12. Celso

    Oi gente, eu estudei no ICC de 1976 a 1980 na época éra internato, tem alguem por ai que é desta época? do irmão Leão, que nos dava boas palmatórias, das araras e da gigantesca arvore que foi arrancada na época que eu estudava por la, das visitas aos domingos de nossas mães, e tinhamos que esconder os biscoitos, rsrs, abraços a todos de la daquela época.

  13. SUELI

    OI, FUI INTERNA DO ICC NO PERIODO DE 79/80 ERA N. 63
    LEMBRO DE LA COM MUITAS SAUDADES DE TUDO QUE VIVI ALI
    LEMBRO DE SAMARA, REGIANE SÓ DE NOMES ALGUEM LEMBRA DE
    MIM, , SERIA BOM REVER TODOS, (SUELIRCLIMA@IG.COM.BR)
    BEIJOS A TODOS ….

  14. Gislene

    Olá Lusia estive lá na mesma época, meu email é santanaealmeida@hotmail.com.
    Mande noticias.
    Gislene 29

  15. Gualter

    Boa tarde a todos
    Estudei nessa instituição no ano de 1965, e conservo ate hoje felizes lembranças. Se ainda estiverem ai, deixo um forte abraço ao Pe. Pedro Zamberlam, diretor naquela epoca, ao Pe. Antonio, as freiras da cozinha, rouparia e aos colegas que o tempo me fez deles separar.
    Gualter

  16. Valter

    Ao Celso (sobre comentário de 27.04.2011)

    Permaneci no internato entre 1975 a 1978. Acho que nos deparamos. Além de coroinha eu ajudava muito o enfermeiro da época. Conheceu o “ferrugem”? – Só pelo nome fica difícil lembrar…abraços…

  17. Roseli

    Sou muito grata ao ICC . Há dois anos que a minha filha estuda no Instituto eu só tenho que agradecer a essa escola.

  18. vanda

    Morei no internato na época da irmã Gloria, irmã Flavia,Escolastica Madre Serafina,Padre Izidoro e Padre Pedro, foi muito bom nesta época, tenho saudades de la, eu era muito arteira deixava as irmãs loucas,meu nº era 38, da minha irmã Marisa não lembro o nº.
    A todos um grande abraço

    Vanda

  19. alexandra

    fui para o orfanato meados dos anos 1985 a 1990 gostei muito la conhecir varias meninas,onde aprendir diversas coisas maravilhosas e tao bom relembrar tudo. hoje viajo tanto mais nao tem como a epoca da nossa infancia beijos para todas as meninas desse tempo, espero um dia poder encontrar com a jessica macla, milca,mirian,jussara,robelia,tais,deilde entre outras que sao muitas saudades…

  20. Alexandra

    Que pena nao poder encontrar as meninas da época de85 a90 espero que alguém possa entrar em contato fico aguardando sou alexandra

  21. Alexandra

    Quem se lembrar da Alessandra 13 entre em contato será um prazer relembrar minha infancia que tive no orfanato da vila prudente entrei no ano de 1985 sai no ano de 1990 espero resposta.

  22. Alex de jesus cantão

    Vou falar do que me vem a cabeça no momento, isso é bom e gostoso só que mexe muito com a gente, mas vamos lá, me lembro quando terminava as férias de fim de ano e iríamos voltar a ficar interno no orfanato.
    Lembro de ver minha mãe carimbando minhas roupas com o meu numero”era uma questão de organização” lembro-me que um ano foi 157 e noutro138 os outros dois anos não me recordo.
    As pessoas que trabalhavam aí que eu me lembro era “o bonzinho” irmão leão gostava de uma prama tora, padre romano, padre pedro e irmã rosa. São os que eu me lembro mas havia mais.
    O dia começava da seguinte maneira acordava arrumava as nossas camas,íamos escovar os dentes, ao lado de cada cama havia um armário onde guardava nossos objetos.
    De ciamos para o refeitório eram dois refeitórios um para os garotos da primeira e segunda serie e outro para terceira e quarta serie, depois íamos estudar, antes das aulas cantar o hino nacional, aulas duas vezes ao dia.
    O lazer era banho de piscina, quadra de esportes tinha um salão perto da portaria para assistir televisão era perto dos banheiros que era ao lado da quarta série, tinha outra televisão onde ficava o irmão leão, ‘AI DE QUEM CONVERSASSE”, ao lado desta sala também havia banheiros e entre os banheiros e a sala havia um viveiro com duas araras uma azul outra vermelha. Lembro-me que em uma ocasião onde ouve a guerra das malvinas os jatos passa vão bem próximos.
    Trabalhei com hortas, atrás da piscina, lavei panelões ficava perto do refeitório dos padres, arrumei lenha pois o fogão era a lenha e havia uma caldeira.
    Os trabalhos que eu adorava e chorava para fazer era varrer a entrada na parte externa do colégio até portão que dava acessoa rua, a sim tinha uma fabrica que haviam varias estátuas quando chegava no portão eu ficava olhando para ver se via minha mãe mas nunca dei sorte, e tinha uma família em uma casa ao lado do portão que mandava agente ir logo e entrar.
    O outro era para ser escalado naquele sábado para fazer a limpeza na igreja de santo antônio.
    E ajudar como coroinha nas missas de domingo com os padres romano e pedro.
    Nossas mães nos visitava de 15 em 15 dias aos domingos aí era bom demais, minha mãe adorava rezarem uma gruta de pedra que havia no pátio com uma nossa senhora toda branca é como me lembro, desculpe.
    só não gostava que quando acabavam as visitas e nós íamos subir para o dormitório a noite, o que nossas mães havia nos deixado, era recolhido os alimentos bolachas etc, mas hoje adulto entendo que tudo era para ser partilhado com os que não haviam recebido visita.
    Bom por enquanto é só uma coisa que não entendi é que vejo meninas no no tempo em que estudei era só masculinos, e meninas era na vila prudente.
    me faz muito bem falar com alguém que sabe do que estou falando pois hoje moro na roça em iguá interior do município de vitória da conquista Bahia, com quem que eu iria falar sobre isso não é mesmo.
    Assim depois mandarei minhas fotos de primeira comunhão.

  23. Comunick ICC

    Alex, desde 1999 trabalhamos com regime misto, isto é, meninos e meninas. Abraço

  24. inocencio

    ola estudei no icc em meados de 70 a77 meu numero era 160 se alguem se lembra de mim entre em contato pelo facebok crocodilluscabeleireiros@r7.com

  25. Tania Maria Ramos

    Nossa que alegria rever um pouco da minha historia vendo este site , lembrancas eternas muito boas saudades fiquei neste colegio no periodo de 1989 a 1994 .Lembro das Irmas Joana , Dulce , . E das coleguinhas que tive nesse periodo como Renata , Fernanda pena nao me lembrar das outras meninas tbm eram tantas bom se tiver alguem dessa epoca meu numero era 55 srsrs . Tenho vontade de ir novamente ao colegio e levar meus filhos para conhecer o local , gostaria de saber se é possivel marcar p ir visitar o orfanato .Aguardo um retorno BJS a todas as crianças e dizer que essas lembrancas ficaram para sempre nos coraçoes de cada um que passar por este lar tao especial saudades…….

  26. Elaine Soares

    Alexandre oi lembra de mim Elaine 110 lembro muito bem de vc um grande abraço segue meu e-mail elcris1@gmail.com

  27. Lazaro miranda

    Hola celso tudo bem eu estudei no ano 77 al 80 no ICC nao sei si agente se conheceu nao lembro vc tem alguna foto minhas professoras fora Dona PEDRINA DONA BLANCA DONA CELIA TINHA IRMAO LEAO PADRE PEDRO PADRE ROMANO NOSSA CUANTO TEMPO SERA Q ESTA GENTE AINDA ESTA VIVA? O PADRE PEDRO MORREU FAZ MUITOS ANOS QUE SAUDADES .

  28. alexandra

    bom vou começando, dando um feliz ano novo para todos que; neste colegio tanto feminino quanto masculino,estiveram neste internato cristovao colombo na epoca de 1985 ha meados de 1990 conheci pessoas maravilhosa meninas com coraçao partido entre o desconhecido,depois o conhecimento de conhecer o calor humano de todos que ali estavam na mesma situaçao desejos atodos que vivam da melhor forma possivel para aqueles que se foram que estejam com a paz de cristo viajo para o mundo inteiro mais nao tem como recordar momentos que so eu tenho guardado que vou lembrar por resto da minha vida. beijos a todos que passaram; por esta situaçao.sou alexandra hoje no momento estou em fortaleza,na epoca era conhee tudoecida com o numero 13 estive no orfanato no ano de 1985 ate 1990 quem quiser entrar em contato aqui esta o meu pe1957@hotmail.com desejo a todos tudo de bom que todos tenha humildade acima de tudo.

  29. alexandra

    recordaçao e muito bom meninas da minha epoca entre em contato comigo vai ser o maior prazer hoje ja tenho 34 anos sou mae de um adolescente de 17 anos e outra de 7 anos desejo a todos um ano novo refleto de felicidade pe1957@hotmail.com

  30. zoraide

    Por favor ,alguém conheceu Zuleica Rodrigue(clarinha com olhos verdes) ela fugiu de casa no inicio dos anos 70(73 ou 74) nunca mais vi minha irmã.Acho que ela estudou no Frediak.Ela tinha uns 13 ou 14 anos

  31. juraci bispo dos santos

    queridos companheiros de 77 sou o jura q sempre tava com o luciano ,genesi ,renato ,indiopaulo,lembro do seu antonio um tipo de monitor ,dias maravilhosos nesse lugar de deus .p pedro ,promano irmao leao,as irmas ,puxa q bom se alguem e desta epoca entre em contato juracikobispo@gmail.com ,a todos q hoje dirigem este lugar q apaz seja com vcs eq acha sabedoria e temperança ,obrigado

  32. maria cristina sanches

    minha turma era a de 1970 não consigo lembrar nomes das meninas eu era interna na instituição e me lembro muito da irmã rosa maria que eu já conhecia do colégio nossa senhora da paz no glicério onde estudei por vários anos gostaria de encontrar a turma de 1970 ,fotos e registros atenciosamente cris sanches

  33. Anônimo

    Olá Vanda em que ano vc estudou no internato?? Meu nome é Celia, todos me chamavam de celinha. meu numero acho que era 14,ou 24. não me lembro> rsrsrs.Ano que estudei. 72 a 74+-. Beijoss

  34. rosana

    OLA ESTUDEI POR VOLTA 1981 ,1982….. TENHO MUITAS SAUDADES DOS MEUS AMIGOS E DA PROF OLIVIA DO PRE ESTUDEI O RICARDO COM SERGIO ,RENATA ,FABIANA, PATRICIA….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>